Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
TCC - FACED

TCC's 2023

Publicado: Sexta, 31 de Março de 2023, 10h11 | Última atualização em Terça, 26 de Março de 2024, 10h29 | Acessos: 903

 

Jamxere, Airãre Silva Brincadeiras culturais como método de ensino e aprendizagem: relatos de experiências desenvolvidas com alunos indígenas de escolas da Terra Indígena Mãe Maria / Airãre Silva Jamxere. — 2023. Orientador (a): Vanja Elizabeth Sousa Costa. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2023. 

Santos, Alessandrah Christiny Maia dos Educação Moral e Cívica: uma análise do livro didático construindo o Brasil (1990) / Alessandrah Christiny Maia dos Santos. - 2023. Orientador (a): Davison Hugo Rocha Alves, Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Suldeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2023. 

Gaia, Aletice de Oliveira O espelho tem muitas faces: pandemia e cotidiano escolar das séries iniciais em marabá - Pará / Aletice de Oliveira Gaia - 2023. Orientador (a): Tiese Rodrigues Teixeira Junior. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2023.

Cavalcante, Ana Maria Menez Educação para todos ? tensões e consentimentos em torno de um livro didático de OSPB nos anos 1980 / Ana Maria Menez Cavalcante — 2023. Orientador (a): Davison Hugo Rocha Alves.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2023. 

Sacramento, Auriana Soares A importância da ludicidade no processo de ensino aprendizagem na educação infantil / Auriana Soares Sacramento. — 2023. Orientador (a): Silvana de Sousa Lourinho. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2023.

Santos, Beatriz Rodrigues dos. A importância da gestão escolar na visão de professores do bairro liberdade na cidade de Marabá / Beatriz Rodrigues dos Santos. — 2023. Orientador (a): Silvana de Sousa Lourinho. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2023.

Xikrin, Bepaka. A EDUCAÇÃO ESCOLAR DO POVO XIKRIN DO CATETÉ - 2023. Orientador: Vanja Elizabeth Sousa Costa.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2023.

Bento, Cleiton Rodrigues A relação da comunidade escolar com a emef prof. Paulo Freire, em Marabá - PA: problemas e soluções / Cleiton Rodrigues Bento. — 2023.Orientador (a): Silvana de Sousa Lourinho.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2023.

Fernandes, Débora de Castro A importância da leitura infantil na formação de futuros leitores: um olhar sobre as políticas públicas para a leitura no Brasil / Débora de Castro Fernandes. — 2023. Orientador (a): Vanja Elizabeth Sousa Costa.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2023.

Lima, Ediane de Moura O impacto da formação de professores e políticas públicas para a educação inclusiva de alunos superdotados no Brasil / Ediane de Moura Lima - 2023. Orientador (a):  Lúcelia Cardoso Cvalcante. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2023. 

Lourenço, Elizane da Cruz Caires Os impactos da pandemia do covid-19 para o crescimento do uso de tecnologias em sala de aula / Elizane da Cruz Caires Lourenço. — 2023. Orientador (a): Letícia Souto Pantoja.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2023.

Silva, Emilia de Sousa Silva Análise da literatura recente sobre as relações entre alfabetização e transtorno de espectro autista / Emilia de Sousa Silva. — 2023. Orientador (a): Hildete Pereira dos Anjos.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2023. 

 Lima, Érica Silva Condições de produção da leitura na escola pública: um estudo em Marabá-PA / Érica Silva Lima. — 2023.Orientador (a): Tiese Rodrigues Teixeira Júnior.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2023. 

 Coelho, Eumar da Silva O ensino de matemática através de um jogo digital educativo, interdisciplinar e autoral / Eumar da Silva Coelho. — 2023. Orientador (a): Letícia Souto Pantoja.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2023. 

Sousa, Franciely Sousa e Meu amigo minguinho: infância e imaginação na obra meu pé de laranja lima / Franciely Sousa e Sousa - 2023.  Orientador (a): Tiese Rodrigues Teixeira Junior. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2023.

Silva, Gélia Marinho Martins A importância da brinquedoteca hospitalar na recuperação das crianças internadas no hospital municipal de Marabá (HMM) / Gélia Marinho Martins Silva - 2023.  Orientador (a): Silvana de Sousa Lourinho.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2023.

Silva, Gláucia Nogueira da Didáticas em curso: uma revisão de literatura em contexto amazônico / Gláucia Nogueira da Silva. — 2023. Orientador (a): Tiese Rodrigues Teixeira Junior.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2023.

Amjitopytyti, Janaina Jokrepoyre LimaAmjitopytyti, Janaina Jokrepoyre LimaEducação escolar indígena: preservação cultural do povo Parkatêjê /Janaina Jokrepoyre Lima Amjitopytyti. — 2023. Orientador (a): Vanja Elizabeth Sousa Costa.Orientador (a): Vanja Elizabeth Sousa Costa.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal doSul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto deCiências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso deLicenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2023.

Souza, Janayna Soares Violência escolar no Munícipio de Marabá / Janayna Soares Souza. — 2023. Orientador (a): Terezinha Pereira Cavalcante.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2023.

Santos, Jussara Lima. Mídias sociais e ativismo político: uma análise dos discursos favoráveis e desfavoráveis à regulamentação do homeschooling no Brasil/ Jussara Lima Santos. — 2023. Orientador (a): Letícia Souto Pantoja.Orientador (a): Letícia Souto Pantoja.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2023.

Parkateje, Hairepramre Warhyre Kojipokti Educação escolar indígena: práticas pedagógicas na escola indígena Kuxware Kriamretije / Hairepramre Warhyre Kojipokti Parkateje. — 2023. Orientador (a): Vanja Elizabeth Sousa Costa.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul eSudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas,Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia,Marabá, 2023.

Moura, Jeane de Lima Sousa Descoberta de qual passado? Um olhar sobre a Amazônia através dos relatos de viajantes sob a ótica de um livro didático regional / Jeane de Lima Sousa Moura. — 2023.Orientador (a): Davison Hugo Rocha Alves.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2023.

Lima, Karolayne Vitoria Amador Leitura na escola básica pública: o ponto de vista de estudantes do 4º ano de Marabá-PA / Karolayne Vitoria Amador Lima. — 2023.Orientador (a): Tiese Rodrigues Teixeira Júnior.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2023.

Carvalho, Laiara Lima de Práticas pedagógicas para estudantes com transtorno do espectro autista (TEA): o que dizem algumas pesquisas? / Laiara Lima de Carvalho. — 2023. Orientador (a): Walber Christiano Lima da Costa.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2023.

Luz, Lara Caroline Cardoso da Entrelaçando fios: possibilidades de leitura pedagógica na obra de Conceição Evaristo / Lara Caroline Cardoso da Luz. — 2023.Orientador (a): Tiese Rodrigues Teixeira Junior.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2023.

Rocha, Leilane Mayra Nogueira Os jogos pedagógicos como estratégia de ensino no processo de alfabetização eletramento / Leilane Mayra Nogueira Rocha. — 2023. Orientador (a): Vanja Elizabeth Sousa Costa. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul eSudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas,Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2023.

Camargo, Lizinete Soares de Preconceito racial na sala de aula: questões legais e pedagógicas / Lizinete Soaresde Camargo. — 2023. Orientador (a): Davison Hugo Rocha Alves.Orientador (a): Davison Hugo Rocha Alves.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul eSudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas,Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia,Marabá, 2023.

Silva, Lorrana Lavinia Santos da , Lorrana Lavinia Santos da "É preciso estar atento e forte": uma noite em 67 e a crítica social à ditaduramilitar brasileira em sala de aula / Lorrana Lavinia Santos da Silva. — 2023.Orientador (a): Davison Hugo Rocha Alves.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal doSul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso deLicenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2023.

Jesus, Marcos Brito de As contribuições neuropsicopedagogica para a pedagogia / Marcos Brito de Jesus - 2023. Orientador (a):  Lúcelia Cardoso Cvalcante. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2023.

 Ferreira, Nívea Emanuelle Rodrigues, Nívea Emanuelle Rodrigues A escola pública e a aplicação de medidas protetivas de crianças e adolescentes / Nívea Emanuelle Rodrigues Ferreira. — 2023.Orientador (a): Terezinha Pereira Cavalcante.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2023.

Casaes, Raquel Anjos Avelino Ludicidade e aprendizagem: um novo olhar à prática pedagógica / Raquel Anjos Avelino Casaes. — 2023. Orientador (a): Silvana de Sousa Lourinho.Orientador (a): Silvana de Sousa Lourinho.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2023.

Silva, Sabrina Santos daSilva, Sabrina Santos daEgocentrismo infantil na concepção piagetiana: uma análise a partir dos filmes a fantástica fábrica de chocolate e tentação fatal / Sabrina Santos da Silva; orientadora, Terezinha PereiraCavalcante. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, 2020.

Silva, Sandra Maria de Almeida Práticas pedagógicas para inclusão de alunos com deficiência visual na Unifesspa: o que nos relatam os professores / Sandra Maria de Almeida Silva. — 2023. Orientador (a): Lucélia Cardoso Cavalcante.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2023.

Karaja, Sirlene TuwahideruKaraja, Sirlene TuwahideruJogos e brincadeiras na educação escolar indígena / SirleneTuwahideru Karaja. — 2023.40 f. : il. color.Orientador (a): Silvana Sousa Lourinho.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federaldo Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto deCiências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso deLicenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2023.

Alves, Sônia Santana Bitencourt A mulher negra no contexto da educação de jovens e adultos na cidade de Marabá / Sônia Santana Bitencourt Alves. — 2023. Orientador (a): Davison Hugo Rocha Alves. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2023.

Sindeaux, Suyane Germano de Souza A escola como instrumento de controle do Estado / Suyane Germano de Souza Sindeaux. — 2023. Orientador (a): Terezinha Pereira Cavalcante.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2023.

 Prazeres, Toniele da Trindade dos A memória quilombola na E.M.E.F na comunidade Araquembaua no Município de Baião / Toniele da Trindade  Prazeres  — 2023. Orientador (a): Davison Hugo Rocha Alves. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2023.

 Teixeira, Vitória Alexandria da Silva Afetividade na educação infantil: a etapa do personalismo / Vitória Alexandria da Silva Teixeira. — 2023. Orientador (a): Hildete Pereira dos Anjos.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2023.

Nunes, Vitória Santos Eixos de interesse e os potenciais de contribuições ao processo de alfabetização de alunos com (TEA) / Vitória Santos Nunes. — 2023. Orientador (a): Lucélia Cardoso Cavalcante.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto de Ciências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2023.

Jardim, Yane de Jesus Sarmento. Oficinas ludopedagógicas e sua importância na formação continuada do professor dos anos iniciais do ensino fundamental/ — 2023. Orientador (a): Silvana Sousa Lourinho.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federaldo Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Instituto deCiências Humanas, Faculdade de Ciências da Educação, Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Marabá, 2023.

Fim do conteúdo da página