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Perfil do Profissional

Publicado: Sexta, 27 de Setembro de 2019, 18h15 | Última atualização em Terça, 15 de Outubro de 2019, 11h56 | Acessos: 548

A Faculdade de Ciências da Educação assume o compromisso de lutar pela formação de um(a) pedagogo(a) cujo perfil esboce um caráter crítico das relações sociais, institucionais e ambientais na busca por compreender as determinações do contexto socioambiental, suas origens históricas e ideológicas e suas consequências práticas. Um(a) profissional voltado(a) para a construção de uma sociedade sustentável e eticamente justa, constituída pela igualdade de direitos e oportunidades e que, cooperativamente, vise o bem-estar da coletividade. Um(a) profissional ciente de que a educação é um ato político e emancipador das amarras da ignorância e da subserviência política, social e cultural que, para isto, os saberes tradicionais e o conhecimento científico, que valorizam e respeitam a vida em suas formas objetiva e subjetiva e a construção de valores que apontem para uma sociedade justa, são o esteio de uma educação emancipadora.

O(a) pedagogo(a) a ser formado pelo curso de pedagogia da Faced deverá, também, estar apto(a) para atuar tanto em processos pedagógicos no âmbito do ensino, da organização e gestão de sistemas, unidades e projetos educacionais em escolas e outros espaços educativos, como na pesquisa educacional para a produção de conhecimento científico sobre o contexto educacional da região e de suas necessidades teóricas e na aproximação e integração da comunidade regional com o saber construído pela comunidade científica e seus desdobramentos práticos.

O Pedagogo formado pela FACED deverá atuar de forma ética, crítica, criativa e comprometida com uma pedagogia dialógica e respeitadora do processo educacional escolar e de seus atores, com a investigação científica, com a compreensão e intervenção nos processos educativos em suas diversas manifestações quer escolares como não-escolares, para tanto deverá estar apto a lidar com concepções, relações, fatos, formas organizativas, contextos e situações diversas referentes às práticas educativas, com atitudes humildes e respeitosas, contribuindo para a construção de uma educação pública prazerosa e constituída de processos didático-pedagógicos de qualidade.

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