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Editoria A

Objetivos do Curso

Publicado: Terça, 21 de Agosto de 2018, 11h23 | Última atualização em Terça, 15 de Outubro de 2019, 12h00 | Acessos: 627

Em termos de objetivos, e tendo como referências as diretrizes curriculares (BRASIL, 2006) o Curso de Pedagogia preparará o(a) pedagogo(a) para:

  1. O exercício da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos;
  2. Planejar, desenvolver e avaliar a docência em diferentes contextos educativos, escolares e não-escolares;
  3. Desenvolver a supervisão e/ou a coordenação pedagógica em instituições da educação básica;
  4. Aplicar ao campo da educação, contribuições, entre outras, de conhecimentos como o filosófico, o histórico, o antropológico, o ambiental-ecológico, o psicológico, o linguístico, o sociológico, o político, o econômico, o cultural.
  5. Trabalhar com um repertório de informações e habilidades composto por pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, cuja consolidação será proporcionada no exercício da profissão, fundamentando-se em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética.
  6. Coordenar, assessorar e avaliar a organização e o desenvolvimento do trabalho pedagógico em diferentes contextos educativos, escolares e não-escolares;
  7. Conhecer, analisar e refletir sobre as teorias da educação, tendo como referência a produção latino-americana, estabelecendo diálogo com pensamentos oriundos de outros contextos, a fim de elaborar propostas educacionais consistentes e inovadoras em contextos educativos escolares e não-escolares;
  8. Investigar cientificamente processos educativos que ocorrem em distintas situações institucionais (escolares, assistenciais, comunitárias, empresariais ou outras), desenvolvendo estratégias de sistematização, produção de material e divulgação dos saberes pedagógicos produzidos em tais processos;
  9. apropriar-se criticamente das diversas formas, procedimentos, métodos e técnicas através das quais se acessa e produz os conhecimentos construídos pela humanidade;
  10. organizar estratégias político-pedagógicas que possibilitem o acesso e apropriação da produção multicultural da humanidade;
  11. investigar e compreender a diversidade histórico-cultural, característica do contexto amazônico, considerando as questões étnicas, estéticas, sexuais, de gênero, das lutas sociais, dentre outras, tomando-as como referência na construção de projetos curriculares e produção de materiais pedagógicos.
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