Editoria A
Objetivos do Curso
Em termos de objetivos, e tendo como referências as diretrizes curriculares (BRASIL, 2006) o Curso de Pedagogia preparará o(a) pedagogo(a) para:
- O exercício da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos;
- Planejar, desenvolver e avaliar a docência em diferentes contextos educativos, escolares e não-escolares;
- Desenvolver a supervisão e/ou a coordenação pedagógica em instituições da educação básica;
- Aplicar ao campo da educação, contribuições, entre outras, de conhecimentos como o filosófico, o histórico, o antropológico, o ambiental-ecológico, o psicológico, o linguístico, o sociológico, o político, o econômico, o cultural.
- Trabalhar com um repertório de informações e habilidades composto por pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, cuja consolidação será proporcionada no exercício da profissão, fundamentando-se em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética.
- Coordenar, assessorar e avaliar a organização e o desenvolvimento do trabalho pedagógico em diferentes contextos educativos, escolares e não-escolares;
- Conhecer, analisar e refletir sobre as teorias da educação, tendo como referência a produção latino-americana, estabelecendo diálogo com pensamentos oriundos de outros contextos, a fim de elaborar propostas educacionais consistentes e inovadoras em contextos educativos escolares e não-escolares;
- Investigar cientificamente processos educativos que ocorrem em distintas situações institucionais (escolares, assistenciais, comunitárias, empresariais ou outras), desenvolvendo estratégias de sistematização, produção de material e divulgação dos saberes pedagógicos produzidos em tais processos;
- apropriar-se criticamente das diversas formas, procedimentos, métodos e técnicas através das quais se acessa e produz os conhecimentos construídos pela humanidade;
- organizar estratégias político-pedagógicas que possibilitem o acesso e apropriação da produção multicultural da humanidade;
- investigar e compreender a diversidade histórico-cultural, característica do contexto amazônico, considerando as questões étnicas, estéticas, sexuais, de gênero, das lutas sociais, dentre outras, tomando-as como referência na construção de projetos curriculares e produção de materiais pedagógicos.
registrado em:
Curso
Redes Sociais