Página inicial > Últimas notícias > SEMINÁRIO “O perfil do pedagogo(a) e o projeto político do curso de Pedagogia da Unifesspa/Marabá (PA)”

• Publicado: Quinta, 27 de Abril de 2023, 17h39
  • Última atualização em Quinta, 27 de Abril de 2023, 17h39

Nos dias 03 e 04 de maio de 2023, a Faculdade de Ciências da Educação e o Núcleo Docente Estruturante vão realizar o Seminário “O perfil do pedagogo(a) e o projeto político do curso de Pedagogia da Unifesspa/Marabá (PA)”

Temática –  Problematizar as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para Formação de Professores aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação em dezembro de 2019 de modo a elucidar os principais impactos desta Resolução no perfil de formação do egresso do curso de Pedagogia e, consequentemente, subsidiar a reformulação do Projeto Pedagógico de - PPC/ Pedagogia da UNIFESSPA, Campus Marabá.

Programação – O Seminário terá atividades das 09h às 18h e contará com mesa de abertura, grupos de trabalho para debater as temáticas específicas do PPC-Pedagogia, apresentações culturais e uma sessão extraordinária ampliada do Conselho da Faculdade de Pedagogia.

Público-alvo e inscrições – Poderão se inscrever pesquisadores, bolsistas, discentes, docentes, egressos do Curso de Graduação em Pedagogia, Técnicos, comunidade em geral, discentes das turmas do Forma Pará-Pedagogia e do Parfor-Pedagogia que atendem os profissionais da Pedagogia. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo Sigeventos da Unifesspa

Serviço:

Período: 03 a 04 de maio de 2023

Local: Salas 16 e 18 (campus 1 – Unifesspa).

Inscrições: https://sigeventos.unifesspa.edu.br/sigeventos/interno/menu_participante.xhtml

Programação do Seminário

03/05/2023

Manhã

9h – 10h: Abertura: Mesa composta pelo diretor da FACED, representante da Divisão de Avaliação e Regulação de Cursos – DIRAC/PROEG, representantes dos alunos, 1 professor da comissão organizadora do evento.

10h Explanação Geral sobre o PPC em vigor (Fundamentos Epistemológicos, Éticos e Didático-Pedagógicos) – envio de cópias virtuais do PPC a todos os inscritos.

Exposição da Palestra online: Formação de professores: projetos em disputa proferida pelo Prof. Dr. Romilson Siqueira (PUC/GO).

LOCAL: Online (transmissão pelo Canal do Youtube do ICH)

- ttps://www.youtube.com/channel/UCZH8cxbBakJudmVkkRFXMfw

11 h - Debate: Mediador – 1 professora/or da FACED, 1 aluna/o bolsista da FACED.

Tarde

14:30h às 16h - Grupos de Trabalho

Grupos de Trabalho para discussão e aprofundamento da Resolução CNE/CP No 2/2019 e das possíveis problemáticas apresentadas no PPC.

17h às 18h: Retorno a sala com a apresentação dos Relatórios dos GTs e debates.

Debate: Mediador – 1 professora/or da FACED, 1 aluna/o bolsista da FACED

✓ Em cada grupo de trabalho formado durante o Evento ficará 1 professor responsável para mediar e coordenar a discussão, o qual será acompanhado de 2 alunos/bolsistas que realizarão a sistematização das ideias apresentadas em seus respectivos GT’s.

04/05/2023

Manhã

8h às 10h Roda de Conversa: Os egressos do curso de Pedagogia da UNIFESSPA e a avaliação do PPC 2018 (cada egresso fala de um ponto específico).

Debate: Mediador – 1 professora/or da FACED, 1 aluna/o bolsista da FACED

11h às 12h: Leitura dos Relatórios com resumos dos pontos apresentados durante cada fase do Evento e breve debates.

Tarde

14h às 16h:  Apresentação pela direção da Faculdade do Cronograma das reuniões de estudos e elaboração das propostas de reestruturação do PPC.

16h às 17h: Proposta de data para 2º SEMINÁRIO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIFESSPA: AVALIANDO O PPC do Curso de Pedagogia da UNIFESSPA.

Em seguida apresentação e votação das propostas dos pontos que serão reestruturados no PPC/Pedagogia 2018.

17h às 18h: – Instalação da Assembleia geral do curso de Pedagogia para aprovação de todos os encaminhamentos registrados durante o evento.

18h30: Apresentação Cultural.