Página inicial > Últimas notícias > Palestra: A Filosofia Como Cura da Alma: A Formação Ética Como Terapia na Atividade Filosófica Antiga.

• Publicado: Sexta, 17 de Setembro de 2021, 16h08
  • Última atualização em Sexta, 10 de Dezembro de 2021, 15h11

WhatsApp Image 2021 09 17 at 16.09.52

No período de 8 a 17 de setembro de 2021, o Instituto de Ciências Humanas (ICH) realizou, juntamente com a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG,)  a VII Semana de Recepção e Integração dos Calouros Unifesspa para recepcionar e integrar os calouros da Instituição. Entre os dias 16 e 17 de setembro de 2021, houve espaço na programação do Evento para os institutos, no qual as faculdades do ICH participaram. O evento aconteceu de forma virtual.

A Faculdade Ciências da Educação (FACED) participou do evento da calourada de forma virtual, com a palestra do Professor Mestre José Davi Passos. Filósofo de formação, o docente apresentou o seu mais recente livro “A Filosofia como cura da Alma: A formação ética como terapia na atividade filosófica”, lançado pela editora Paco Editorial. A apresentação do livro para os calouros do ICH e da Unifesspa ocorreu dia 17 de setembro de 2021.

O Professor José Davi Passos, durante sua apresentação, destacou que “a calourada está vivendo um tempo privilegiado, todos nós, quando entramos na faculdade, era tudo muito maravilhoso, era algo muito espetacular, entrando no mundo acadêmico. Infelizmente, a pandemia limitou, mas estamos fazendo a calourada de forma virtual, e creio que muito em breve, retomaremos a nossa vida acadêmica, no seu sentido pleno de nos encontrarmos nos corredores, de visitar a biblioteca, participando dos laboratórios, enfim, com tudo aquilo que a vida acadêmica nos oferece”.

O professor Davi Passos complementou em sua fala inicial “já que iremos entrar no tema da Filosofia como cura da alma, eu tenho uma palavra inicial a vocês, calouros: eu sei que isso já foi dito, vocês saíram daqui da nossa universidade, excelentes intelectuais, não só profissionais como também intelectuais, excelentes militantes da educação onde nós estamos completando agora 100 anos de nascimento do nosso Paulo Freire, o grande educador condecorado o patrono da educação brasileira”.

Destacando as reflexões da Filosofia antiguidade, afirmando o professor Davi Passos que “Platão, assim como para Sócrates, o aprendizado é uma mudança interior do processo de reflexão na alma consigo mesma, não se trata de ler um manual de aprendizado de técnicas, como também acontecia naquela época, como também existia de você copiar, não se trata de uma imitação interna, mas de um processo interior, de uma reflexão profunda da interioridade, da consciência, da inteligência, tudo isso naquele tempo que era denominado da alma consigo mesmo”.

Participaram da palestra, 52 pessoas.

WhatsApp Image 2021 09 17 at 16.09.52 1