Página inicial > Últimas notícias > Colação de Grau

Colação de Grau

• Publicado: Quinta, 12 de Dezembro de 2019, 11h23
  • Última atualização em Terça, 26 de Mai de 2020, 21h47

IMG 20191211 WA0029Na sexta-feira, 29 de novembro de 2019, ocorreu a solenidade de Colação de Grau das alunas do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Colaram grau as discentes Juliana da Fonseca Oliveira, Leydiane da Costa Silva e Thyciane Silva Lima.

Durante a colação de grau, foram homenageadas as professoras Dra. Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo e a professora Ma. Vanja Elizabeth Sousa Costa, escolhida como Paraninfa da Turma. Também prestigiaram a solenidade, o prof. Dr. Walber Christiano Lima da Costa, representando a direção da Faced e a diretora adjunta do Instituto de Ciências Humanas, Profa. Dra. Ana Clédina Rodrigues Gomes, além de alunos e convidados.

A estudante Leydiane da Costa Silva, oradora da turma, proferiu o seguinte discurso, que emocionou os presentes:

[...] Vale ressaltar também que a nossa formação iniciou praticamente com o nascimento da Unifesspa. Devo dizer que ser universitário é duro viu! As bolsas ofertadas pela Unifesspa nos ajudaram bastante, mas principalmente em conhecimento.

Não posso deixar de citar que durante nossa formação muitas vezes fomos desencorajadas a prosseguir. Frases como: “Pedagoga não ganha dinheiro”, “Isso não dá futuro”, // “ Muda de profissão!”, // “ Tem certeza que você quer ser professora?” // pois é, nos acompanham até hoje!

Alguns mestres nos provocaram durante os debates em sala de aula, a refletirmos sobre a atuação do pedagogo na área educacional. Mas foi nos estágios, no contato com as escolas públicas, de frente com a realidade educacional, que tivemos a certeza, de que de fato, esta missão seria árdua.

Lá, (nas escolas), encontramos professores em desespero, desmotivados, cansados! Crianças à espera de atenção, de afeto e muitas vezes até de socorro. Seres muitas das vezes vitimas da ausência de politicas públicas, do capitalismo ou simplesmente de descaso, por parte dos pais, da escola, do governo e da sociedade. Mas, ao passarmos por esse teste, tivemos a certeza que estávamos no caminho certo. De que a pedagogia nos escolheu para contribuirmos com a aprendizagem de milhares de pessoas.

Meninas, somos pedagogas! Somos professoras com orgulho! A partir de agora, mais do que nunca, vamos seguir nossa vocação, com dedicação, amor, respeito ao próximo. Vamos contribuir com a Educação deste país, dando o melhor de nós a todos aqueles que nos forem confiados! “Que possamos lembrar-nos do que disse Piaget: “Professor não é o que ensina, mas o que desperta nos alunos, a vontade aprender”. Façamos a diferença [...]!

20191129 113850