Núcleos de Estudos da FACED

Descrição do Núcleo

Publicado: Segunda, 08 de Junho de 2020, 11h37 | Última atualização em Segunda, 08 de Junho de 2020, 11h44 | Acessos: 361

Grande Área: Ciências Humanas

Sub área: Sociologia da Educação; Psicologia da Educação; Direito Humanos

Público alvo: discentes do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia; Licenciatura Plena de outras Faculdades; Professores egressos que atuam no ensino básico da rede pública municipal.

APRESENTAÇÃO

O Núcleo Eletivo em Sexualidade, Cidadania, Direitos Humanos e Educação é constituído de um "laboratório de ensino, pesquisa", unindo teoria e prática pedagógica, no sentido de compreender a sexualidade, fomentar o respeito a diversidade, os direitos humanos por meio de práticas educativas formais e não formais e por meio das disciplinas ofertadas e da pesquisa educacional instrumentalizar os docentes para o diálogo crítico sobre tema. Além do mais, busca-se fomentar este diálogo com docente e discente de outros cursos e da educação básica no sentido e promover oficinas, workshops, roda de conversa afim de proporcionar formação continuada aos professores e professoras da educação básica no sentido de minimizar os tabus e os preconceitos oriundos do senso comum que permeiam o cotidiano da sala aula.

OBJETIVO GERAL

Analisar, compreender e discutir por meio da leitura e da pesquisa acadêmica o conceito de sexo e sexualidade e sua relação com os direitos humanos e a cidadania no âmbito da educação formal e não formal.

OBJETIVO ESPECIFICOS

• Resignificar o conceito de sexualidade e sua relação com os direitos humanos e a cidadania;
  • Entender a conexão entre sexualidade, desenvolvimento pessoal, relação interpessoal e sociedade;
  • Desmistificar tabus e preconceitos do senso comum em relação a sexualidade;
  • Compreender a diferença entre sexualidade e o ato sexual propriamente dito enfatizando o papel do educador sexual;
  • Estabelecer linhas de ações voltadas para educação sexual no sentido de orientação e prevenção de DST e gravidez precoce;
  • Analisar as diferentes manifestações da sexualidade ao longo da vida, infância, adolescência, adultos e terceira idade.

JUSTIFICATIVA

Este núcleo de pesquisa surge das demandas existente nas escolas públicas de Marabá. O município tem um alto índice de prostituição infanto-juvenil, incluindo a gravidez entre crianças e adolescente. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde só em 2019 foram atendidos no Hospital Materno Infantil 36 partos de meninas de 10 a 14 anos e, 519 de adolescentes de 15 a 19. Presume-se que, na maioria vezes, os pais dessas crianças não são identificados, seja pela frequência das relações de promiscuidade ou por serem filhos de homens casados que omite o reconhecimento paterno e ainda ameaça a vítima. Além disso, violência, agressividade, são fenômenos recorrente no espaço escolar e a gravidez pode se considerar um dos fatores que fomenta a agressividade e a violência, além de afastar a criança e a adolescente da escola. Isso leva uma negação de direitos fundamentais e dependo do gestor escolar a criança ou adolescente é convidada a se afastar da escola ou são criadas todas as condições para que esta se afaste.  Nota-se que pouco se fala sobre sexualidade na escola. Normalmente este tema está relacionado a aula de biologia, quando se discute reprodução humana. Percebe-se que o silencio sobre o assunto não é intencional ou de má fé, mas em virtude dos tabus relacionados a uma sociedade conservadora que tende a esconder suas mazelas.  Falar de sexo e sexualidade torna-se uma coisa vergonhosa para muitos professores (as). Diante disso, este núcleo de pesquisa tem como prerrogativa basilar coordenar pesquisa sobre sexo, sexualidade, direitos humanos e cidadania que deverão ser desenvolvidos pelos discentes do curso de Licenciatura em Pedagogia da FACED e professores da escola básica do município de Marabá no sentido de promover o debate.

METODOLOGIA

O núcleo propõe articular ensino pesquisa e extensão por de aulas expositivas dialogadas; apresentação e análise de artigos científicos; estudos em grupo; dinâmicas de grupo e reflexões, exibição de filmes e documentários relacionados ao tema, pesquisa documental e bibliográfica.

RESULTADOS ESPERADOS

1. Elaboração de projetos de ensino, pesquisa e extensão que resultem em Trabalhos de Conclusão de Curso –TCCs, dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e os demais cursos de Licenciatura vinculados aos IES vinculados a UNIFESSPA;
  2. Elaboração de artigos científicos, relatórios relacionados a experiências vivenciadas no trabalho de campo e coleta de documentos;
  3. Elaboração e execução de oficinas pedagógicas, cursos de extensão, grupo de estudos interdisciplinar com os Núcleos de Pesquisa da FACED e demais Faculdades vinculada a UNIFESSPA.