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Núcleos de Estudos da FACED

Descrição do núcleo

Publicado: Sexta, 14 de Fevereiro de 2020, 16h32 | Última atualização em Segunda, 08 de Junho de 2020, 11h36 | Acessos: 806

O Núcleo de Educação Tecnológica, informática e comunicacional (NETIC) constitui-se num "laboratório pedagógico", no qual práticas educativas formais e não formais são construídas através da mediação da tecnologia computacional. Por meio da difusão do uso da(s) tecnologia(s) como ferramentas pedagógicas, o NETIC promove ações de ensino, pesquisa e extensão envolvendo discentes da Unifesspa, tanto da FACED quanto de outras faculdades. Busca ainda, promover através de oficinas e workshops formação continuada para os professores da educação básica, auxiliando-os na aquisição de novos conhecimentos acerca da utilização dos meios informatizados em suas práticas pedagógicas.

Objetivo Geral

Desenvolver projetos, ações e atividades que possibilitem as instituições de ensino refletir sobre o uso educacional das tecnologias, superando os problemas enfrentados para unir o pedagógico e o tecnológico.

 

Objetivo Específico

Proporcionar experiências práticas aos alunos da Unifesspa através observações em escolas e setores do governo responsáveis pelo desenvolvimento de projetos de tecnologias no município de Marabá; - Realizar pesquisas empíricas e bibliográficas que possam atender as indagações do núcleo de tecnologia e contribuir para que os objetivos do curso e do núcleo sejam alcançados; - Proporcionar aos professores da rede pública, atividades de estudo e pesquisa na construção de novas possibilidades pedagógicas, mediados pelas novas tecnologias como construção de blogs, softwares educativos e TICs. - Possibilitar a comunidade, atividades de extensão que possam atender as necessidades de inclusão digital. 1 - Promover reflexão e debate sobre os objetivos do uso das tecnologias na contemporaneidade; - Possibilitar (em longo prazo) aos alunos egressos do curso de pedagogia e de outras áreas das ciências humanas, um curso de pós-graduação, latu-senso, com uma linha de pesquisa em educação e tecnologia.

 

Justificativa

O Núcleo nasce do reconhecimento da demanda existente nas escolas de educação básica de Marabá e na própria Unifesspa em relação a aquisição de saberes apropriados para o uso pedagógico das novas tecnologias comunicacionais. Nesse sentido, consideramos fundamental não somente o acesso, mas o domínio dos conhecimentos das TICs pelos professores que estão na rede pública e também dos discentes da Unifesspa (futuros educadores). O grande desafio neste caso é não só falar sobre tecnologia, mas aprofundar e aprimorar habilidades e competências fundamentais para o trabalho do professor, principalmente daqueles que ainda apresentam um olhar de "estranhamento" para o uso de computadores, redes sociais, lousa virtual, etc. O Plano de Desenvolvimento da universidade avalia que este deve ser um dos trabalhos a ser encaminhado e os professores da educação básica necessitam com urgência deste retorno, pois os poucos laboratórios que existem nas escolas são sempre coordenados por técnicos de sistema de informação e os professores nunca tem autonomia ou se sentem estimulados a desenvolver projetos nessa linha. Em virtude dessas questões, o NETIC pretende possibilitar tanto a inclusão digital, como a construção de projetos educacionais fundamentados no uso das TICs para a educação básica e fortalecimento da formação em nível de graduação, nas licenciaturas da Unifesspa. Paralelamente, reconhece que há poucos grupos de pesquisa, ensino e extensão que discutem como se dá a compreensão oral e escrita da tecnologia e/ou como se constroem os discursos contemporâneos a respeito da apropriação do conhecimento virtual, enquanto mediador cultural e de sociabilidade. Inquietações como: Qual a nova ordem recém estabelecida com o uso da internet e o que muda nas relações políticas, econômicas, financeiras, educacionais e culturais com a utilização do computador? Quais as novas formas de aprender mediadas pelo computador? De que forma a academia pode construir espaços de estudos de ambientes virtuais e até tridimensionais?geraram a formulação deste Núcleo. Pretende-se ao final, problematizar como a tecnologia torna possível o contato com o mundo ao mesmo tempo em que gera isolamento e subjetivação.

 

Metodologia

O Núcleo pretende articular ensino, pesquisa e extensão com base em três vertentes metodológicas, a saber: 1. Formação de um grupo de estudos para discutir e pensar sobre os fundamentos e métodos referentes ao uso das novas tecnologias no processo educacional. Espera-se dentro do grupo produções como fichamentos, reflexões textuais e debates sobre autores que trabalhem com esta temática e a realização de pesquisas empíricas e bibliográficas, tanto nas escolas como em outros espaços, que trabalhem com tecnologia para a formação de um banco de dados. 2. Atuação como espaço multi-uso para a comunidade acadêmica da Unifesspa, disponibilizando especialmente aos discentes da FACED, a vivência de situações de aprendizagem mediadas pelas tecnologias, através do uso da lousa digital, promoção de teleconferências, uso de softwares de aprendizagem, construção de materiais didáticos midiáticos, dentre outros recursos. 3. Produção de material com o trabalho dos integrantes do Núcleo: filmagens, fotografias, artigos... que resultem em projetos de intervenção pedagógica nas escolas.

 

Resultados Esperados

1. Desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão que resultem na elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso, no âmbito do ICH e de outros institutos que colaboram com o Núcleo. 2. Elaboração de uma Coletânea Pedagógica com o registro das experiencias de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidas pelo Núcleo. 3. Construção de projetos transdisciplinares em parceria com outros grupos de pesquisa da FACED e da Unifesspa. 4. Desenvolvimento de cursos de extensão sobre o uso das tecnologias informáticas e comunicacionais na Educação, para alunos da FACED e outras faculdades. 5. Consolidação de uma linha de pesquisa na área abrangida pelo Núcleo.

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